Por Antonio Carlos Giuliani
O dia das Mães se aproxima e as ações de marketing já
devem estar preparadas. Considerada como uma das melhores oportunidades
para o varejo nacional, portanto, merece um tratamento diferenciado no
planejamento.
Ao mesmo tempo em que os apelos de compra ganham força nesta
época, a concorrência não mede esforços para tornar as suas ofertas mais
atrativas. Por isso, diante desse cenário disputadíssimo, não dá para relaxar e
contar só com a sorte, assim como também não dá para fazer só o tradicional, o
básico.
Representando cerca de seis em cada dez mulheres
brasileiras, as mães são consumidoras em potencial, estão investindo mais na
carreira (gerando melhoria de renda) e atribuem alta expectativa
quanto à qualidade e conveniência de produtos e serviços que podem
comprar. Apresenta um perfil sócio econômico da nova classe média, na maioria,
adultas jovens, trabalham e têm em média 1,77 filhos, a idade média que
dão a luz pela primeira vez é 27 anos.
São mães que lidam com a difícil escolha de o que priorizar em
suas vidas: carreira e estudos ou cuidado dos filhos e do lar.
Quase sendo impossível administrar tudo isso, gera um perfil de mães
insatisfeitas, ao elaborar uma estratégia de marketing essas
características devem ser consideradas.
Planejar ações de marketing para o dia das mães, requer primeiro
definir o quão significativo é ou será o Dia das Mães para o seu negócio, e a
partir daí ter a consciência de que os esforços a serem realizados, terão que
acompanhar o nível dessa importância. Depois é preciso ter bem claro qual é o
perfil dos seus consumidores, e lembrar que para a data em questão não são as
mães que deverão ser o alvo da comunicação, mas sim os maridos e os filhos.
É claro que é possível buscar uma ligação com a essência feminina,
com a mulher antes da provedora do lar, enfim, com algo direcionado diretamente
a ela. Mas, em geral, é mesmo a família que irá presenteá-la na ocasião. A
partir daí já dá para ter algumas ideias do que fazer. Se são maridos e
filhos que buscarão o presente ideal, então nesse caso é interessante ter, e
exibir já na vitrine, uma grande variedade de opções, uma vez que existem mães
de todos os tipos e estilos, além do que a indecisão na hora da escolha costuma
ser grande.
Pesquisa atual realizada pela Mintel 2014, com aplicação de 1,5
mil entrevistas ao vivo, nas cinco regiões do Brasil, apresentou o perfil e
mudanças no hábito de compra das mães. Foram definidos três perfis
de mãe as: sob pressão - se cobram excessivamente, por não contribuírem tanto
quanto poderiam com o orçamento doméstico e, por não conseguirem deixar o lar
“em ordem”, apesar de se dedicarem a isso; as modernas e práticas – são
adultas jovens da classe média, interessadas em se desenvolver
profissionalmente, e não abrir mão da vida pessoal em função da
maternidade; as supermães - não medem esforços para cuidar dos
filhos, a função ser mãe é a mais importante de suas vidas, ao menos no
atual momento.
Desses perfis já saem 2 pontos fundamentais: 1º. a
necessidade de criar algo inovador para chamar a atenção e conquistar a visita
do consumidor, o que deve envolver não só a vitrine, mas toda a campanha de
divulgação; 2º. a importância do treinamento da equipe em saber lidar com o
momento da escolha do presente, no qual muitas dúvidas poderão surgir. Os
vendedores têm de estar preparados para fazer perguntas, a fim de conseguirem
identificar com agilidade as necessidades e, com base nelas, apresentar opções
pertinentes, mas não muitas para que as incertezas não se multipliquem.
A decoração do ambiente também pode ajudar a criar um envolvimento
maior se for alegre, criativa e emotiva. Mas aí vale uma observação: tanto na
ambientação do espaço físico, quanto na campanha e nas peças de comunicação, é
preciso tomar cuidado para não utilizar estereótipos ultrapassados, como o da
mulher “dona de casa”.
As mães contemporâneas são pessoas ativas, multifuncionais e que
prezam sua vaidade, seus desejos e sonhos. Isso precisa ser levado muito em
conta. Nesse sentido, brindes e promoções que as valorizem como “mulheres
plenas” são boas estratégias para estimular as vendas. Kits de beleza,
tratamentos especiais e viagens, por exemplo, já são ótimas opções agregadas de
presentes, e costuma fazer muito sucesso.
Observe as apostas do mercado e procure soluções diferentes, mas
sempre seguindo as diretrizes de um bom Planejamento de Marketing. Aperfeiçoe e
personalize todos os pontos de contato e venda, e inspire os seus consumidores
para o melhor Dia das Mães de suas vidas. É impressionante, como muitas
empresas criam campanhas e realizam ações voltadas às mães, no dia em que, quem
ganha os presentes são elas.
É preciso direcionar a comunicação aos filhos, maridos, genros, noras
e netos. São eles que irão presentear as mães, e não elas próprias. Vejo muitas
empresas apenas atendendo as necessidades dos clientes, quando deveriam criar
motivos para eles comprarem. Em momentos difíceis é preciso se reinventar,
lamento o fato dessa atitude não ser regra em muitas empresas, a inovação
e a diferenciação.
fonte: http://giulianimarketing.blogspot.com.br/2015/05/marketing-e-o-dia-das-maes.html
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