quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Atual cenário gera demanda ao setor de Cobrança.

Sabe quantos brasileiros estão com o nome sujo? São quatro em cada dez brasileiros, e esse número de endividados não para de subir. Você pode conferir essas informações clicando aqui, são informações do jornal “Bom dia, Brasil”, que destacou a crise atual no nosso cenário econômico e as crescentes demandas nas operações de cobrança no call center e, consequentemente, na gestão de cobrança. A maior parte das dívidas é proveniente de financiamentos, seguros e cartões de crédito, como informa a reportagem. Depois, as dívidas estão ligadas ao comércio. Mas o que mais chama atenção e nos preocupa muito é o número de inadimplentes em contas básicas, como as de água e luz.
Em Março e Abril desse ano, 500 mil brasileiros passaram para a lista de inadimplência. Mas se olharmos em todo o Brasil, são quase 60 milhões de pessoas com o nome sujo, o que representa 40% da população adulta do país. E para contribuir com a crescente situação econômica, são 9,5 milhões de brasileiros sem trabalho e o desemprego é a principal causa da inadimplência de metade de população mais pobre.
O importante é que a população está ciente dessa situação, e muitos procuram soluções. Profissionais autônomos tem crescido 10,5% nos últimos quatro anos. Em Julho de 2011, o número de profissionais autônomos era de 3,9 milhões, no mesmo período de 2015, já eram 4,3 milhões. Sem dúvida parte desses novos profissionais autônomos procurem quitar as suas dívidas por meio de parcelamento. Não receber em dia seu pagamento foi o argumento de 2% dos inadimplentes. E hoje, o atraso no salário tem causado preocupação em 27% das pessoas que não estão em dia com as suas obrigações financeiras.

Gestão de cobrança: quais as melhores opções para os call centers

Uma dívida na maioria dos casos, corresponde a um momento de fragilidade por parte do consumidor e isso dificulta parte da negociação. Uma das soluções apontadas pela reportagem do “Bom dia, Brasil” e que a MDA Soluções te oferece é o contato por meio de SMS ou E-mails. Essas inclusões de meios eletrônicos na gestão de cobrança é uma forma de amenizar a interação entre o atendente e o consumidor.
O uso do SMS nas operações de cobrança e o envio de boletos por E-mail vem crescendo a cada ano que passa. Outros dados da reportagem mostram que, em Abril de 2015, 5% das negociações de dívidas foram realizadas de forma eletrônica. E em 2016, esse número já subiu para 22%. Iniciativas como essa, são mais rápidas e eficazes, além de ajudar a reduzir os gastos dos call centers.
Outra tendência adotada pelos call centers é a Régua de Cobrança, onde você define ações eletrônicas para contato com o consumidor inadimplente. As réguas irão gerenciar o gasto com contato, definir conteúdo, periodicidade, canais e quantidade de mensagens. Os e-mails, SMS’s ou URA poderão ser utilizados tanto na prevenção quanto para a cobrança em si.

Entre em contato conosco, venha conhecer nossas soluções.



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